quarta-feira, março 18, 2009

AS CONSEQUÊNCIAS DO IMPERIALISMO

EMPOBRECIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO, PERDA DA IDENTIDADE CULTURAL:
A EXPORTAÇÃO DE CAPITAIS E DE PRODUTOS MANUFATURADOS PROPORCIONOU LUCROS ELEVADOS E ENRIQUECEU ENORMEMENTE OS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, POIS NAS COLÔNIAS, JUROS COBRADOS ERAM ALTOS, O PREÇO DAS TERRAS E DOS SALÁRIOS ERAM BAIXOS E AS MATÉRIAS PRIMAS ERAM BARATAS. A EXPANSÃO DO CAPITALISMO VIA COLONIALISMO CRIOU, PELA PRIMEIRA VEZ, UM MERCADO MUNDIAL, ONDE A ECONOMIA DAS COLÔNIAS FORNECEDORAS DE MINERAIS E DE GÊNEROS AGRÍCOLAS ERA COMPLEMENTAR À ECONOMIA DOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS.
ENTRETANTO, A CRIAÇÃO DE UM MERCADO MUNDIAL NÃO REPRESENTOU BENEFÍCIO PARA AS COLÔNIAS PORQUE A VENDA DE SEUS PRODUTOS NÃO SE REALIZAVA CONFORME AS LEIS DA OFERTA E DA PROCURA. FOI, ANTES DE TUDO, "O PRODUTO DE UMA RELAÇÃO DE FORÇAS", OU SEJA, A METRÓPOLE, POR SEU PODERIO ECONÔMICO E MILITAR, IMPUNHA O PREÇO DA MATÉRIA PRIMA. A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS COLONIAIS FICAVA A CARGO DAS COMPANHIAS EUROPÉIAS QUE SE APROPRIAVAM DA MAIOR PARTE DO LUCRO, RESTANDO À BURGUESIA COLONIAL ASSOCIADA A MENOR PARTE DELE.
A INTRODUÇÃO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA NA ÁSIA E NA ÁFRICA LEVOU AO APARECIMENTO DO TRABALHO ASSALARIADO E DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA, CONCENTRADA NAS MÃOS DOS EUROPEUS OU DA ELITE DOMINANTE LOCAL, DEDICADA ÀS ATIVIDADES DE EXPORTAÇÃO. A DISSOLUÇÃO DO CULTIVO COLETIVO DA TERRA NAS ALDEIAS E A DESINTEGRAÇÃO DO ARTESANATO URBANO AFASTARAM OS CAMPONESES E ARTESÃOS DE SEUS MEIOS TRADICIONAIS DE SUBSISTÊNCIA, CRIANDO UM PROLETARIADO MISERÁVEL CONCENTRADO NAS CIDADES.
DO PONTO DE VISTA SOCIAL, A COLONIZAÇÃO IMPÔS UMA HIERARQUIZAÇÃO ÉTNICA: O COLONIZADOR ERA CONSIDERADO SUPERIOR, RACIAL E SOCIALMENTE FALANDO. NESSE SENTIDO, FICOU FAMOSO O AVISO ENCONTRADO NOS JARDINS DE SHANGAI: "PROIBIDA A ENTRADA DE CACHORROS E DE CHINESES". AS VELHAS CLASSES DIRIGENTES LOCAIS SE ADAPTARAM AOS MODELOS OCIDENTAIS", PROCURANDO IMITÁ-LOS E ADOTANDO SUA LÍNGUA .
0 IMPACTO DA EXPANSÃO CAPITALISTA SOBRE AS REGIÕES DOMINADAS RESULTOU QUASE SEMPRE NO EMPOBRECIMENTO E NO SUBDESENVOLVIMENTO EM QUE ELAS SE MANTÊM ATÉ HOJE. EM ALGUMAS REGIÕES, INDÚSTRIA LOCAL FOI DESTRUÍDA POR NÃO PODER CONCORRER COM A INDÚSTRIA DOS PAÍSES CAPITALISTAS ADIANTADOS.
SE O IMPERIALISMO TROUXE O PROGRESSO REPRESENTADO POR PROCESSOS MODERNOS DE CULTIVO E DE IRRIGAÇÃO, FERROVIAS, TELÉGRAFOS, PORTOS, HOSPITAIS ESCOLAS, UNIVERSIDADES E BANCOS, SIGNIFICOU TAMBÉM MUITO DERRAMAMENTO DE SANGUE, GUERRAS COLONIAIS, MASSACRES DE POPULAÇÕES NATIVAS, SUBALIMENTAÇÃO, EROSÃO DOS SOLOS, DESESTRUTURAÇÃO DE COMUNIDADES TRIBAIS E DESCARACTERIZAÇÃO DE CULTURAS. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TÉCNICAS E DA CIÊNCIA OCIDENTAIS FORAM REAIS, MAS CABE PERGUNTAR SE ELAS NÃO PODERIAM SER REPARTIDAS SEM A DOMINAÇÃO POLÍTICA E A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA.
b) A Guerra Total
NO FINAL DO SÉCULO XIX, AO INICIAREM SUA PARTICIPAÇÃO NA CORRIDA IMPERIALISTA, A ALEMANHA E A ITÁLIA ENCONTRARAM AS PRINCIPAIS ÁREAS JÁ TOMADAS PELA INGLATERRA E PELA FRANÇA, POTÊNCIAS QUE HAVIAM LOGRADO INDUSTRIALIZAR-SE MAIS CEDO. AS REIVINDICAÇÕES DE REAJUSTES DA DIVISÃO TERRITORIAL GERARAM CONFRONTOS E RIVALIDADES QUE ACABARAM POR CONTRIBUIR PARA UMA GUERRA DEVASTADORA ENTRE AS POTÊNCIAS EUROPÉIAS: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, DE 1914 A 1918.
c) A Revolta do Colonizado
A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA GEROU, NAS REGIÕES DOMINADAS, UMA ELITE INTELECTUAL LOCAL FORMADA NA CULTURA E NAS ESCOLAS EUROPÉIAS, QUE TINHA ACESSO A POSTOS SUBALTERNOS DA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL. AOS POUCOS, ESSA ELITE TRANSFORMOU-SE NO CENTRO DA RESISTÊNCIA AO DOMÍNIO COLONIAL.
AS IDEOLOGIAS EUROPÉIAS PREDOMINANTES NO SÉCULO XIX, COMO A DEMOCRACIA, O NACIONALISMO, O CRISTIANISMO E O MARXISMO FORAM DIFUNDIDAS NAS COLÔNIAS ATRAVÉS DOS IMIGRANTES, FUNCIONÁRIOS, MISSIONÁRIOS, INTELECTUAIS, E ACABARAM POR CRIAR UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA CONTRA OS COLONIZADORES. 0 PENSAMENTO OCIDENTAL, BASEADO NA LIBERDADE NA IGUALDADE PERANTE DEUS E PERANTE A LEI, FOI USADO NAS COLÔNIAS PA RA CONTESTAR A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, O RACISMO, A FALTA DE OPORTUNIDADE E DE LIBERDADE AOS QUAIS A MAIORIA DA POPULAÇÃO LOCAL ESTAVA SUBMETIDA, DANDO ORIGEM AOS MOVIMENTOS NACIONAIS PELA LIBERTAÇÃO, MAIS FORTES PRINCIPALMENTE APÓS A 2A. GUERRA MUNDIAL (1939/1945).
d) Conscientização e Reação
"A ÁSIA, QUE TINHA SIDO BERÇO DAS GRANDES CIVILIZAÇÕES, A CUJO GÊNIO A HUMANIDADE DEVE SEUS PRIMEIROS PROGRESSOS FUNDAMENTAIS, COMO A DOMESTICAÇÃO DOS ANIMAIS, A AGRICULTURA, A CRIAÇÃO, A CERÂMICA, A METALURGIA, O PAPEL, A PÓLVORA, ETC, BEM COMO AS INSTITUIÇÕES DE VIDA SOCIAL (CIDADES, ESTADOS ORGANIZADOS, MOEDA, ESCRITA), PERDEU, AO LONGO DE DOIS SÉCULOS DE DOMINAÇÃO EUROPÉIA, CINCO MILÊNIOS DE AUTONOMIA E LIDERANÇA. SEUS POVOS, ALTAMENTE CIVILIZADOS, TINHAM PADRÕES ÉTICOS BEM DIVERSOS DOS VALORES QUE ACOMPANHARAM A OCUPAÇÃO PELO OCIDENTE, QUE ATRIBUÍAM PREEMINÊNCIA À TÉCNICA E AOS BENS MATERIAIS.
0 SISTEMA SOCIAL DA ÍNDIA, DA CHINA E DAS REGIÕES QUE RECEBE RAM SUA INFLUÊNCIA, FUNDAMENTAVA-SE NUM CONJUNTO DE VALORES QUE LIDAVA PRIMEIRO LUGAR AO SÁBIO, ÀQUELE QUE SABE NO SENTIDO POÉTICO, LITERÁRIO, METAFÍSICO E ESPIRITUAL" (MATHIEX-VINCENT, HISTOIRE AUJOUD'HUI, V.II,1973). A PERDA DE SUA IDENTIDADE CULTURAL SEGUIU-SE A PERDA DE SUAS RIQUEZAS, DE SUA AUTONOMIA, À TENTATIVA DE LHE ARRANCAR O PASSADO PELAS RAÍZES.
A ÁFRICA, CUJA VERDADEIRA HISTÓRIA COMEÇA AGORA A SER ESCRITA PELOS AFRICANOS, SOFREU A ESPOLIAÇÃO MAIS COMPLETA QUE SE CONHECE EM HOMENS, RECURSOS E VALORES CULTURAIS. OS INVASORES MUDARAM OS VELHOS PADRÕES DA SOCIEDADE TRIBAL, IMPUSERAM O TRABALHO FORÇADO, O RACISMO, ALGUMAS VEZES POR MÉTODOS PATERNALISTAS QUE ENCOBRIAM A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHADOR AFRICANO, COMO FOI O CASO DE KATANGA (CONGO BELGA). É CONHECIDA A PASSAGEM DOS LIVROS FRANCESES DE HISTÓRIA USADOS NAS ESCOLAS DE SUAS COLÔNIAS PELOS "NATIVOS", CUJA PRIMEIRA FRASE FALAVA DE "NOSSOS ANTEPASSADOS OS GAULESES". A PRÓPRIA MEMÓRIA COLETIVA DE UM PASSADO COMUM LHES ERA ARRANCADA, APAGADA.
NA RAIZ DO RACISMO E DA ALIENAÇÃO CULTURAL ESTÁ O REGIME DE BRUTAL EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM, SOBRE O QUAL REPOUSAVAM AS ESTRUTURAS COLONIAIS. A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DESSE PROCESSO DE EXPROPRIAÇÃO ABSOLUTA CONSTITUI A ESSÊNCIA DO PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO QUE PARTIRÁ DA INTELECTUALIDADE COLONIZADA, COMO LÉOPOLD SENGHOR, AIMÉ CÉSAIRE, DAVID DION, E DE INTELECTUAIS ANTIIMPERIALISTAS DO OCIDENTE, COMO FRANZ FANNON, ALBERT MEMMI E SARTRE ( ... ).
EM PARIS, A REVISTA "PRÉSENCE AFRICAINE", COM ALIUNE DIOP E UM GRUPO DE POETAS E ESCRITORES NEGROS DE EXPRESSÃO FRANCESA, LÉOPOLD SENGHOR, AIMÉ CÉSAIRE, DAVID DION, LANÇA UM MOVIMENTO DE IDÉIAS, A NEGRITUDE, PROCLAMANDO A CONSCIÊNCIA DO "EU NEGRO". SOBRE ELE, ASSIM SE EXPRESSA UM HISTORIADOR NEGRO, DO ALTO VOLTA: "UM DOS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA NEGRITUDE É A AFIRMAÇÃO DE SI, APÓS A LONGA NOITE DE ALIENAÇÃO, COMO AQUELE QUE SAI DE UM PESADELO E APALPA O CORPO TODO PARA SE RECONHECER A SI PRÓPRIO, COMO O PRISIONEIRO LIBERTADO QUE EXCLAMA BEM ALTO: 'ESTOU LIVRE!', EMBORA NINGUÉM LHE PERGUNTE NADA", (JOSEPH KIZER BO, HISTÓRIA DA ÁFRICA NEGRA, VISEU, 1980)." (LINHARES, MARIA YEDDA. A.LUTA CONTRA A METRÓPOLE. SÃO PAULO, BRASILIENSE, 1983, P. 52 A 54.)
SI N T E S E
NO SÉCULO A CONQUISTA DE NOVOS TERRITÓRIOS PELOS EUROPEUS ASSUMIU UMA DIMENSÃO E UMA PROPORÇÃO DESCONHECIDAS. AS EMPRESAS E OS AVENTUREIROS PROCURAVAM OBTER OPORTUNIDADES DE LUCRO E FONTES DE MATÉRIAS PRIMAS ANTES DOS CONCORRENTES. A PRESENÇA DOS INTERESSES BURGUESES NA ÁFRICA ÁSIA E AMÉRICA LATINA EXIGIU A INTERVENÇÃO DOS GOVERNOS EUROPEUS NA DEFESA DO PATRIMÔNIO DE SEUS CIDADÃOS, PASSANDO A ATUAR NAS ÁREAS OCUPADAS COMO VERDADEIROS DONOS. A CONQUISTA ASSUMIU CARÁTER VIOLENTO, ESPOLIADOR E RACISTA. 0 IMPERIALISMO RESPONSÁVEL PELA DIFUSÃO DA TÉCNICA E DA CIÊNCIA, FOI TAMBÉM CAUSA DO ATRASO E DO EMPOBRECIMENTO DO COLONIZADO. A INTENSA RIVALIDADE ENTRE AS POTÊNCIAS PROVOCOU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. APÓS A SEGUNDA GUERRA, OS POVOS COLONIZADOS, CONSCIENTIZADOS DE SUA BRUTAL EXPLORAÇÃO, INICIARAM UM MOVIMENTO DE REAÇÃO A DOMINAÇÃO.

Nenhum comentário:

Um marco na história de São Paulo e, apesar de não termos vencido, forçamos o governo a aprovar (2 anos depois) uma nova Constituição. Em li...